gama doméstica | pequenos negócios
  • Ar Condicionado Ideal para instalação em espaços médios e pequenas áreas, com um aparelho de ar condicionado poderá climatizar o ar nesses mesmos espaços mantendo a temperatura e a humidade controladas, apesar das variações das condições meteorológicas exteriores e das cargas térmicas interiores, proporcionando-lhe assim conforto, ambiente e economia durante todo o ano.

    Este tipo de equipamento divide-se em duas gamas principais, normalmente designadas por sistema convencional e sistema inverter. A tecnologia inverter pode ser comparada à tecnologia existente num automóvel: "Quanto mais carregamos no acelerador, mais depressa andamos." Uma unidade inverter aumentará gradualmente a sua capacidade consoante a capacidade adequada à divisão que se pretende arrefecer ou aquecer. Uma unidade convencional pode ser comparada ao ligar e desligar duma lâmpada. Ligar uma unidade deste tipo significa que funcionará no máximo do seu poder.
  • Bombas de Calor As bombas de calor extraem a energia do ar exterior para a converter em conforto na sua habitação. Os sistemas baseados em bombas de calor extraem energia de um local, permitindo o seu arrefecimento e transferem-na para outro local sobre a forma de calor, que é utilizado para aplicar em sistemas de aquecimento de piso radiante, radiadores estáticos, água quente sanitária ou ventiloconvectores. Uma das principais características das Bombas de Calor é a garantia de aquecimento, ainda que a temperatura exterior seja de -20°C. Caso a Bomba de Calor seja reversível é possível climatizar a Habitação no Verão sob a forma de arrefecimento mediante tecto radiante ou ventiloconvectores.

    A utilização de bombas de calor justifica-se, não só pela poupança energética, mas também pela sua contribuição para a redução de emissões de CO2. A bomba de calor consome menos energia primária do que os meios de aquecimento tradicionais. Se comparáramos as Bombas de Calor com qualquer outro sistema de aquecimento, as Bombas de Calor são sistemas rentáveis a longo prazo, com uma poupança de energia considerável.
  • Paineis Solares Térmicos Os painéis solares térmicos utilizam a inesgotável fonte de energia que é o sol e transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.

    Estes equipamentos captam a radiação solar através de colectores, que a transformam em calor e a transmitem à água. Os painéis solares térmicos fornecem água quente para qualquer necessidade: água quente sanitária, apoio ao aquecimento central, aquecimento de piscinas, aplicações industriais, etc. Este sistema tem como vantagem de a energia solar não poluir durante o seu uso e os painéis solares são cada vez mais potentes e ao mesmo tempo o seu custo é mais baixo.

    Existem dois tipos de sistemas: o sistema de termossifão de aplicação exclusiva a águas quentes sanitárias e o sistema de circulação forçada que dá para interligar a outras fontes de energia.
  • Recuperadores de calor Sendo a lenha uma energia renovável, um recuperador de calor a lenha é concebido no sentido de maximizar o rendimento da biomassa. Consiste num sistema semelhante às lareiras convencionais, mas concebidos de forma a aumentarem o seu rendimento, dos convencionais 25% para 70% a 80% de aproveitamento de calor.

    Numa instalação feita de raiz um recuperador pode ser usado para insuflar ar novo em várias divisões de uma moradia, contribuindo deste modo, não só para o aquecimento mas também para a optimização da qualidade do ar interior.

    Os recuperadores constituem, em todos os casos, um aquecimento agradável, económico e verdadeiramente eficaz. Fabricam-se modelos com simples-face, dupla-face, tripla-face, quatro faces e circulares, com dimensões entre 45 a 150 cm.
  • Piso radiante O aquecimento por piso radiante consiste numa tubagem embutida no piso de cimento, distribuída uniformemente por toda a superfície a aquecer. Nesses tubos circula água quente (a baixa temperatura, entre os 35º e os 40º) produzida geralmente por painéis solares, energia geotérmica, bomba de calor, caldeira a gasóleo, gás ou biomassa. Estes tubos transmitem o calor para o pavimento, que por sua vez o transmitem para o interior da habitação. O caudal da água pode ser ajustado em função das necessidades térmicas de cada divisão da habitação. A regulação do caudal permite circular a água à temperatura desejada e controlar de forma independente a temperatura ambiente de cada um dos locais aquecidos.

    O sistema é invisível, saudável, estético, mais limpo, seguro, ecológico e com um elevado conforto térmico visto que, existe uma distribuição de calor mais suave e uniforme por toda a superfície e a subida do ar quente é subtil, conseguindo-se assim estratificação ideal de temperatura.
  • Radiadores Os radiadores são elementos integrantes de um sistema de aquecimento central permitindo a troca de energia produzida com o ambiente, dando lugar ao seu aquecimento. Os radiadores adaptam-se perfeitamente a qualquer espaço interior da sua habitação, aquecendo e decorando o mesmo com um resultado perfeito.

    Os radiadores a utilizar normalmente são em alumínio, podendo nas casas de banho ser substituídos por radiadores toalheiros que além de aquecerem o ambiente ainda secam e aquecem as tolhas de banho.

    Existe a possibilidade de programação do período de funcionamento, bem como controlo local de temperatura. Aplicando cabeças termoestáticas nos radiadores, estes podem desligar-se automaticamente sempre que a temperatura do espaço alcance o valor pretendido.
  • Ventiloconvectores Os ventiloconvectores (fan-coils) são os elementos que difundem a temperatura no interior da habitação mantendo a temperatura e a humidade controladas, apesar das variações das condições meteorológicas exteriores e das cargas térmicas interiores, proporcionando-lhe assim conforto, ambiente e economia durante todo o ano.

    Estes equipamentos são instalados no interior da habitação, suspensos na parede, ou junto ao tecto. O aquecimento / arrefecimento ocorre mediante a circulação de água quente ou fria no ventiloconvector.

    Existem uma grande variedade de modelos:

    Saliente – Vertical na parede ou horizontal no tecto;
    Encastrar – Vertical na parede ou horizontal no tecto;